PrimerBiz – Cadastro de Fórmula

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Visão Geral

Este capítulo tem como objetivo auxiliar o usuário no cadastro, alteração, exclusão, cópia, impressão e pesquisa de Fórmulas dos produtos.

A formulação é o processo em que combinamos uma variedade de diversas substâncias em proporções precisas a fim de criar um produto específico. Por meio de estudos e conhecimentos das propriedades das substâncias utilizadas, uma série de repetidos testes e experimentos se iniciam para enfim chegar na fórmula ideal com as características esperadas. Por exemplo, o sabor, cor, validade, desempenho e eficácia.

Exemplo: A formulação de um produto cosmético é a “receita” ou a fórmula para desenvolver um produto cosmético, contendo as matérias-primas necessárias, bem como sua função, a quantidade de cada matéria-prima para a produção de uma determinada batelada de produto e o modo e técnicas utilizadas para a produção.

Procedimentos

Para cadastrar uma nova Fórmula, clique no botão “Adicionar”.

Botão Adicionar em destaque

Vamos iniciar com o preenchimento na área Fórmula.

Área preenchimento Fórmula em destaque

Selecione o tipo de produção: Embalagem, Granel ou Industrialização.

Filtro Fórmula em destaque

Selecione o tipo da Fórmula: Primitiva ou Derivada. Na fórmula Primitiva (de granel ou de embalagem) trata-se daquela que utiliza itens “puros”, isto é, que não sofreram processamento ou manipulação anterior. Já na fórmula Derivada, utiliza alguma matéria prima já pronta. Exemplo: Dentro de uma linha de cosméticos, a massa de que é feito o batom é uma matéria prima derivada, pois, para cada tipo de batom muda-se a cor, o paladar e o aroma.

Filtro Tipo em destaque

Em “Referência”, preencha com o código próprio da empresa. Normalmente é o código da matéria prima ou do material de embalagem já definidos. Certifique-se nos cadastros já existentes em sua empresa.

No campo “Descrição”, preencha com o nome referência (nome da matéria prima ou material de embalagem).

Na sequência, selecione o tipo de Unidade referente a produção ou montagem de cada item da fórmula (Kg, Lt, Un, Pç etc.).

Filtro Unidade em destaque

Siga com o preenchimento da Quantidade que a Fórmula produzirá com os insumos informados. Às vezes, Quantidade é definida como Lote Econômico, ou seja, é a quantidade definida na estrutura da fórmula – soma das quantidades dos itens.

No campo “Perda %”, preencha em porcentagem com a perda média da respectiva Fórmula. “Perda %” é o que “fica” nos vasilhames/recipientes de produção ou quantidade de embalagem danificada. Exemplo: Perda de granel = 1% e Perda de embalagem = 2,5%.

Informe o gasto geral da fabricação.

Preencha o custo da mão de obra direta e indireta. A mão de obra direta diz respeito ao trabalho executado por funcionários que estão diretamente atuando na fabricação de produtos. Ou seja, são os trabalhadores da linha de produção. Enquanto isso, a mão de obra indireta é o trabalho realizado de supervisão ou apoio à produção, tais como a limpeza, manutenção de máquinas, vigilância, etc.

A seguir, preencher os dados das Etapas de produção da Fórmula.

Área Etapas em destaque

Defina e preencha com um nome para a etapa e selecione o tipo de recurso usado quando a etapa for executada.

Selecione se a etapa pode ser executada em paralelo com a etapa seguinte.

Selecione se o tempo do Processo da etapa, se será coletivo ou individual e, preencha o tempo estimado para produção. Quando coletivo, o tempo será único para a etapa e, quando individual, será multiplicado pela quantia de itens que serão produzidos.

Campo Processo em destaque

Em “Pessoas”, preencha a quantidade de pessoas que participarão da etapa e, após, clique no botão “Incluir Etapa”.

Botão Incluir Etapa em destaque

Para finalizar, cadastre os detalhes da etapa clicando no ícone com três listras em azul.

Área Detalhes da Etapa: Industrialização em destaque

Uma nova tela inferior se abrirá. Nela temos três abas para preenchimento dos detalhes da etapa industrialização: Materiais, Procedimentos e Especificações.

Na aba “Materiais”, temos os seguintes campos.

Aba Materiais em destaque

Em Descrição, selecione o material utilizado e, em Quantidade, o número necessário de material para a produção da quantidade informada na quantidade padrão. Por fim, clique no botão “Incluir Detalhes” para incluir as informações.

Para excluir algum material, basta clicar na “Lixeira” correspondente a linha que contém o material a ser excluído.

Ícone para excluir em destaque

Na próxima aba “Procedimentos”, conforme tela abaixo, registre os procedimentos realizados para o detalhamento da etapa industrialização.

Aba Procedimentos em destaque

Na última aba “Especificações”, selecione a especificação desejada e preencha com a descrição da respectiva especificação. Veja tela abaixo.

Aba Especificações em destaque

Em “Especificações”, selecione as especificações esperadas para a etapa e preencha com a descrição da especificação selecionada.

Campos “Especificação” e “Descrição”

Após preencher os campos da “Especificação”, clique no botão “Adicionar” para adicionar a especificação.

Botão “Adicionar” em destaque

Para excluir alguma especificação, basta clicar na “Lixeira” correspondente a linha que contém a especificação a ser excluída.

Ícone para excluir em destaque

Após preencher os campos dos detalhes da etapa, clique em “Salvar Detalhes”.

Botão Salvar Detalhes em destaque

Para alterar uma etapa da Fórmula, basta clicar no “Lápis” correspondente a linha que contém a etapa a ser alterada.

Ícone para alterar em destaque

Após clicar no “Lápis”, os campos já estarão preenchidos com as informações da etapa da fórmula que será alterada. Basta modificar os campos e clicar em “Salvar Alteração”.

Botão “Salvar Alteração” em destaque

Para excluir uma etapa, basta clicar na “Lixeira” correspondente a linha que contém a etapa a ser excluída.

Ícone para excluir em destaque

Após preencher os campos, clique em “Salvar” para que todos os dados sejam adicionados.

Para listar as Fórmulas, clique em “Pesquisar”. Caso queira filtrar os resultados, basta preencher e selecionar os filtros necessários. Para pesquisar todos, deixe todos os campos em branco, selecionado em “Todos” e, clique em “Pesquisar”.

Botão Pesquisar em destaque

Uma nova tela se abrirá listando todas as fórmulas cadastradas conforme abaixo.

Tela com listagem das fórmulas cadastradas

Para atualizar alguma Fórmula, basta clicar no “Lápis” correspondente a linha que contém a fórmula a ser modificada.

Ícone Lápis em destaque

Após clicar no “Lápis”, os campos já estarão preenchidos com as informações da Fórmula que deverá ser alterada. Agora, basta modificar os campos que desejar e, clicar em “Salvar” para que a Fórmula seja alterada.

Para desativar alguma Fórmula, basta clicar no ícone Lixeira correspondente a linha que contém a fórmula a ser desativada.

Após clicar na “Lixeira”, você deverá confirmar se deseja desativar. Caso sim, confirme clicando em “Inativar” para que a Fórmula seja desativada.

Para copiar alguma Fórmula, basta clicar no ícone de “Folhas de papel” correspondente a linha que contém a Fórmula a ser copiada. Essa ação permite copiar todos os dados de uma Fórmula e salvar em uma nova Fórmula, sem precisar preencher todos campos novamente.

Ícone Copiar em destaque

Após clicar no ícone de “Folhas de papel”, os campos já estarão preenchidos com as informações da Fórmula que será copiada. Agora, basta modificar os campos e clicar em “Salvar” para que a nova Fórmula seja adicionada.

Para imprimir alguma Fórmula, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique na “Impressora” correspondente a linha que contém a fórmula a ser impressa.

Ícone Imprimir em destaque

Os campos marcados com asterisco ( * ) são de preenchimento obrigatório.