PrimerBiz – Cadastro de Representantes

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Pessoas / Representantes

Visão Geral

Este capítulo tem como objetivo auxiliar o usuário no cadastro, alteração, exclusão e pesquisa de Representantes.
Representante é o indivíduo, agente de vendas ou empresa que vende produtos de um fabricante à clientes de atacado e varejo.

Procedimentos

Para cadastrar um novo Representante, clique no botão “Adicionar”.

Botão Adicionar em destaque

A tela com o formulário de cadastro será aberta e dividida por abas. Clique em uma aba para visualizar os campos referentes à aba selecionada. Perceba que trata-se do mesmo formulário de preenchimento de cadastro para Clientes e Fornecedores.

Abas do formulário de cadastramento de informações em destaque

Na área Geral, defina o “Tipo de Pessoa”, selecione o tipo de pessoa a ser cadastrada, se Física ou Jurídica, para que os respectivos campos de preenchimento sejam abertos para cadastramento.

Se o Tipo de Pessoa for Jurídica, informe o CNPJ, Razão Social, Nome Fantasia , inscrições Estadual e Municipal e a data de Registro da empresa do representante.

A Data de Registro é a data em que a empresa foi registrada no órgão competente.

Campos para preenchimento de dados da Pessoa Jurídica em destaque

Ainda na área Geral, se você definir pelo Tipo de Pessoa Física, informe os dados nos campos CPF, Nome Completo, Apelido, RG e Data de Nascimento.

Campos para preenchimento de dados da Pessoa Física em destaque

Na aba “Principal”, complete os campos com as respectivas informações.

Aba Principal em destaque

Para incluir novos Contatos para o representante, preencha com as informações na área Contatos e clique em Incluir.

Na próxima aba “Endereço”, complete os campos com as respectivas informações para os endereços de Faturamento, Cobrança e Entrega.

Aba Endereços em destaque

Novamente, a mesma aplicação deve ser dada à aba “Observações”, local onde incluímos informações adicionais e importantes dos representantes. Para Incluir Observações, clique no botão Incluir.

Aba Observações em destaque

Por fim, na aba Login, aplicamos as mesmas condições anteriores, preenchendo corretamente todos os campos com as respectivas informações do representante.

Aba Login em destaque

Preencha com o nome do representante no campo “Login”, crie uma “Senha” e repita em “Confirma Senha”. Após preencher os campos, clique em “Salvar” para adicionar os dados.

Para listar os representantes, clique em “Pesquisar”. Caso queira filtrar os resultados, basta preencher e selecionar os filtros necessários. Para pesquisar todos, deixe todos os campos em branco e clique em “Pesquisar”.

Botão Pesquisar em destaque

Para alterar algum representante, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no “Lápis” correspondente a linha que contém o representante a ser alterado.

Ícone para alterar em destaque

Após clicar no “Lápis”, os campos já estarão preenchidos com as informações do representante que será alterado. Agora, basta modificar os campos e clicar em “Alterar” para que o representante seja alterado.

Para excluir algum Representante, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique na “Lixeira” correspondente a linha que contém o representante a ser excluído. Não é possível excluir se a situação for “Inativo”.

Ícone para excluir em destaque

Após clicar na “Lixeira”, você deverá confirmar se deseja desativar este Representante. Caso sim, clique em “Inativar” para que o representante seja desativado.

Os campos marcados com asterisco ( * ) são de preenchimento obrigatório.