PrimerBiz – Cadastro Minhas Empresas

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Pessoas / Minhas Empresas / Cadastro

Visão Geral

O objetivo deste roteiro é auxiliar o usuário na inclusão, alteração, exclusão e consulta de empresas da corporação onde trabalha.

Procedimentos

Para cadastrar uma empresa clique no botão “Adicionar”.

Botão Adicionar em destaque

Uma nova tela com o formulário de cadastro será apresentada dividida por abas. Clique em uma aba para visualizar os campos referentes a aba escolhida. Inicie o cadastramento, preferencialmente, pela aba Principal.

O preenchimento deste formulário tem o mesmo padrão em relação ao cadastramento dos Clientes e Fornecedores, exceto, pela última aba “Padrões de Pedido”, que vamos ver mais a frente.

Realize o preenchimento de todos os dados começando pelo CNPJ.

Importante – Após a definição do CNPJ, já com o certificado digital inserido no sistema, ocorrerá a busca dessas informações e alguns dados serão preenchidos automaticamente, caso contrário complete manualmente os campos faltantes.

A maioria das vezes, a SEFAZ – Secretaria de Estado da Fazenda (órgão vinculado ao Ministério da Fazenda), disponibiliza algumas informações do cadastro automaticamente como inscrição estadual, endereços, etc.

Em seguida, verifique e/ou preencha a Razão Social da empresa. A razão social é o nome de registro de uma empresa devidamente oficializado na junta comercial.

Informe o Nome Fantasia da empresa. O nome fantasia é a designação popular de uma empresa, podendo ou não ser igual à sua razão social.

Em Inscrição Estadual, preencha com o número da inscrição estadual devidamente registrado e, no campo Inscrição Municipal, preencha com o número da inscrição municipal da empresa. A Inscrição Estadual é um número que representa o registro da empresa no cadastro do ICMS e a identifica como um estabelecimento regular e. a Inscrição Municipal, é o número de identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal.

Informe a data de registro da empresa. A data de registro é a data em que a empresa foi registrada no órgão competente.

Na aba Principal, preencha os campos em Principal, Tributos, Contatos e Contatos Autorizados XML. Um contato autorizado, por exemplo, pode ser o Escritório de Contabilidade, já cadastrado como um fornecedor/prestador de serviços. Este terá acesso aos arquivos .xml armazenados em uma SEFAZ.

Tela formulário Principal em destaque

Preencha todos os campo como número do telefone principal da empresa e, se for o caso, preencha o campo do telefone adicional também, número do celular, endereço do site da empresa, e-mail do responsável pela recepção das NFe, e-mail do responsável pelo financeiro, e-mail do responsável pela qualidade e e-mail principal da empresa.

Nas opções de Enviar E-mail, assinale os campos para os quais os e-mails estarão disponibilizados para recebimentos de informações respectivas ao setor.

Campos para assinalar permissões para envio de e-mails respectivos em destaque

Em “Código Simples”, selecione o código relacionado a situação da empresa ao regime simples.

Campo “Código Simples”

Selecione o código do regime tributário da empresa.

Campo “Código do Regime Tributário”

Preencha em porcentagem os tributos de acordo com o regime na qual a empresa se enquadra.
O ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e, é um tributo estadual. Já o PIS, trata-se da contribuição tributária realizada pelas empresas e que é destinada aos funcionários do setor privado.

Preencha em porcentagem os tributos de acordo com o regime na qual a empresa se enquadra.
O COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), é um tributo federal que incide sobre a receita bruta das empresas e pessoas jurídicas e, o IR, é o Imposto de Renda.

Preencha em porcentagem os tributos de acordo com o regime no qual a empresa se enquadra.
A CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) é um tributo federal que incide sobre todas as Pessoas Jurídicas domiciliadas no Brasil e, o ISS (Imposto Sobre Serviços), é um tributo que incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos.

Preencha, em percentual, o custo fixo da empresa e, no campo Comissão %, informe, também em porcentagem, a comissão a ser aplicada no custo do produto.
Custo fixo é um fator que tem custos independentes do nível de atividade da empresa, é definido pelo critério da empresa e será aplicado nos custos dos produtos.

Em Desconto %, informe a porcentagem para o cálculo de descontos.

Área do formulário Tributos em destaque

Em Contatos, preencha os campos para a inclusão de contatos adicionais da empresa.

Área do formulário Contatos em destaque

Preencha com o Nome, Cargo, Telefone, Celular, E-mail e Data Nascimento. Por fim, clique no botão Incluir para adicionar o novo contato de Minhas Empresas.

Para excluir um determinado Contato, clique no botão Lixeira correspondente a linha que contém o contato a ser eliminado / desativado.

Ícone para Excluir em destaque

Em “Contatos Autorizados XML”, selecione o contato da empresa que deseja adicionar.

Campo Contatos Autorizados XML em destaque

Após selecionar o contato, clique no botão incluir para adicionar o contato por XML

Botão Incluir em destaque

Na aba Endereço, serão definidos os endereços de Faturamento, entrega e Cobrança. Muito provavelmente, essas informações já estarão preenchidas. Se houver a necessidade de alterações, basta informar o CEP e aguardar a busca automática do endereço. Não esqueça de informar o número do endereço. Confirme ou, ainda, informe os campos de Endereços de Faturamento, Cobrança e Entrega.

Formulário Endereços Faturamento, Cobrança e Entrega em destaque

A opção “Usar o endereço de Faturamento”, quando selecionada, copia o endereço preenchido do Endereço de Faturamento para o endereço escolhido, Cobrança e/ou Entrega.

Campos para replicar mesmo endereço em destaque

Na aba Observações, inclua um histórico com informações adicionais e importantes da empresa.

Botão Incluir em destaque

Após clicar em Incluir, uma nova tela abrirá para preenchimento das informações adicionais e importantes referente o cadastramento da Minhas Empresas.

Campos para preencher com as informações e Botão Adicionar em destaque

Na aba Padrões de Pedido, as opções apresentadas para cada tipo de pedido visam a facilidade e informações iniciais para cada pedido gerado pela empresa.

Formulário Padrões de Pedido em destaque

Selecione, para cada tipo de pedido, as informações que serão inseridas automaticamente no lançamento do pedido. Esta seleção também poderá ser alterada no momento do lançamento do pedido. Caso os campos desta aba não estejam previamente cadastrados, os respectivos campos não poderão ser selecionados e preenchidos automaticamente no lançamento do pedido.

Selecione um Centro de Custos. Para mais informações sobre centro de custos clique aqui.

Selecione um Plano de Contas. Para mais informações sobre plano de contas clique aqui.

Selecione uma Transportadora.

Após preencher todos campos, clique em Salvar para adicionar os dados.

Para listar as empresas, clique em Pesquisar.

Botão Pesquisar em destaque

Caso queira filtrar os resultados, basta preencher e selecionar os filtros necessários. E, para pesquisar todos, deixe todos os campos em branco, Situação em Todos e, por fim, clique em Pesquisar.

Para alterar alguma empresa, basta clicar em Pesquisar e, em seguida, clique no Lápis correspondente a linha que contém a empresa a ser alterada.

Ícone para alterar em destaque

Após clicar no Lápis, os campos já estarão preenchidos com as informações da empresa a ser alterada. Agora, basta modificar os campos e, em seguida, clicar em Alterar para que as novas informações sejam cadastradas.

Para excluir alguma empresa, basta clicar em Pesquisar e, em seguida, clique na Lixeira correspondente a linha que contém a empresa a ser excluída. Se for uma empresa já inativada, não será possível excluí-la.

Ícone para excluir em destaque

Por fim, clicar na Lixeira se deseja desativar. Caso sim, clique em Inativar para que a ação se concretize.

Os campos marcados com asterisco ( * ) são de preenchimento obrigatório.