PrimerBiz – Contas a Pagar

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Visão Geral

Este capítulo tem como objetivo auxiliar o usuário no cadastro, alteração, exclusão, baixa, visualização e pesquisa dos títulos a pagar da empresa.

O “Contas a Pagar” trata das obrigações financeiras assumidas pela empresa com seus fornecedores. É onde ficam registrados todos os compromissos financeiros a serem liquidados com os fornecedores, prestadores serviços e órgãos públicos.

Procedimentos

Para adicionar um novo título a pagar, clique no botão “Adicionar”. As informações do título podem ser de um boleto, uma nota, um depósito, entre outros.

Botão “Adicionar” em destaque

Selecione o tipo de agente beneficiário do título a pagar.

Campo “Agente”

A empresa responsável pelo título.

Campo “Empresa”

O nome ou a razão social do beneficiário do título a pagar.

Campo “Nome/Razão Social”

Em “Nota Fiscal”, preencha com o número da nota fiscal e, também, com o respectivo nº de série.

Campos “Nota Fiscal” e “Série”

No campo “Título”, preencha com o título da conta a pagar e a respectiva data de emissão.

Campos “Título” e “Data de Emissão”

Preencha com o valor e a data de vencimento da conta a pagar.


Campos “Valor do Título” e “Data de Vencimento”

Em “Forma de Pagamento”, selecione a forma de pagamento da conta a pagar.

Campo “Forma de Pagamento”

Em “Observações”, preencha com algum comentário importante que considerar necessário.

Campo “Observações” em destaque

Após, realizar o rateio. O rateio é utilizado para fazer a distribuição proporcional da receita e/ou despesa e, o direcionamento dos valores para os respectivos centros de custos definidos.

Campos para criar o rateio

Selecione a Plano de contas do rateio.

Campo “Plano de contas”

Preencha com o valor e selecione o respectivo centro de custo do rateio. O Centro de Custos uma ferramenta de gestão de custos que separa a empresa em setores ou projetos, dependendo da atuação necessária. Ou seja, cada centro de custo possui uma parcela independente de responsabilidades, seja operacional ou financeira, e todos juntos representam a empresa como um todo.

Campos “Valor” e “Centro de Custos”

Após preencher os campos, clique em “Adicionar manualmente ao rateio” para adicionar um rateio à lista.

Botão “Adicionar manualmente ao rateio” em destaque

Para gerar um rateio através de um Plano de contas, selecione em “Plano de contas” a opção desejada e, logo após, clique em “Utilizar rateio do plano de contas”. Certifique-se de que o campo “Valor do Título” está preenchido com algum valor maior que 0.

Botão “Utilizar rateio do plano de contas” em destaque

Para alterar um item do rateio, basta clicar no “Lápis” correspondente a linha que contém o item do rateio a ser alterado.

Ícone para alterar em destaque

Após clicar no “Lápis”, os campos já estarão preenchidos com as informações do item do rateio que será alterado. Agora, basta modificar os campos e clicar em “Alterar Rateio” para que seja alterado. Caso não queira alterar, clique em “Cancelar”.

Botão “Alterar Rateio” em destaque

Para excluir um item do rateio, basta clicar na “Lixeira” correspondente a linha que contém o item do rateio a ser excluído.

Ícone para excluir em destaque

Para limpar a lista de rateio, clique em “Limpar Rateio”.

Botão “Limpar Rateio” em Destaque

Após preencher os campos, clique em “Salvar” para adicionar os dados.

Botão “Salvar” em destaque

Para listar as contas a pagar, clique em “Pesquisar”. Caso queira filtrar os resultados, basta preencher e selecionar os filtros necessários. Para pesquisar todos, deixe todos os campos em branco, em “Selecione” e clique em “Pesquisar”.

Botão “Pesquisar” em destaque

Para atualizar alguma conta a pagar, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no “Lápis” correspondente a linha que contém a conta a pagar a ser alterada.

Ícone para alterar em destaque

Após clicar no “Lápis”, os campos já estarão preenchidos com as informações da conta a pagar que será alterada. Agora, basta modificar os campos e clicar em “Salvar” para que a conta a pagar seja alterada.

Botão “Alterar” em destaque

Para dar baixa em alguma conta a pagar, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no “Papel” correspondente a linha que contém a conta a pagar a ser baixada.

Ícone para dar baixa em destaque

Após clicar no “Papel”, aparecerá uma notificação confirmando se deseja baixar o título. Caso sim, clique em “Sim” para que seja direcionado a tela para concluir a baixa.

Botão “Sim” em destaque

Após clicar no botão “Sim”, os campos do “Baixa” irão aparecer. Preencha os campos de “Baixa”.

Campos do “Baixa”

Preencha com o valor pago no campo “Valor Liquidado” e, caso haja alguma informação relacionada a desconto ou acréscimo, informe nos respectivos campos – “Desconto” e “Acréscimo”.

Campos ‘Valor Liquidado”, “Desconto” e Acréscimo


Após, preencha com a data da liquidação e o respectivo número do documento do título.

Campos “Data da Liquidação” e “Nº do Documento”

Selecione o histórico bancário.

Campo “Histórico”

A conta corrente.

Campo “Conta Corrente”

No campo “Observações do Lançamento Bancário”, inclua informações que considerarimportantes e necessárias.

Campo “Observações do Lançamento Bancário”

Após, preencher os campos e clique em “Baixar” para dar baixa na conta a pagar. Caso não queira baixar, basta clicar em “Cancelar”.

Botão “Baixar” em destaque

Para cancelar alguma conta a pagar, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique na “Lixeira” correspondente a linha que contém o item a ser cancelado.

Ícone para excluir em destaque

Após clicar na “Lixeira”, você deverá confirmar se deseja excluir. Caso sim, clique em “Sim” para que o título seja excluído.

Botão “Sim” em destaque

Para visualizar alguma conta a pagar, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no “Olho” correspondente a linha que contém o item a ser visualizado.

Ícone para visualizar em destaque

Ao lado esquerdo dos itens listados, há um campo para selecionar vários títulos para dar baixa ao mesmo tempo.

Campo para marcar em destaque

Após marcar os títulos desejados, caso queira fazer uma movimentação bancária para cada título marcado, clique em “Baixa automática” e, logo em seguida, os campos para dar baixa automática irão aparecer iguais aos campos para dar baixa individual.

Botão “Baixa automática” em destaque

Após preencher os campos, clique em “Baixa automática” para fazer a baixa automática.

Botão “Baixa automática” em destaque

Após marcar os títulos desejados, caso queira fazer apenas uma movimentação bancária com o valor de todos os títulos marcados, clique em “Baixa em lote” e, logo em seguida, os campos para dar baixa em lote irão aparecer iguais aos campos para dar baixa individual.

Botão “Baixa em lote” em destaque

Após preencher os campos, clique em “Baixa em lote” para fazer a baixa em lote.

Botão “Baixa em lote” em destaque

Os campos marcados com ” * ” são de preenchimento obrigatório.