Endereço
Financeiro / Títulos / a Pagar
Visão Geral
Este capítulo tem como objetivo auxiliar o usuário no cadastro, alteração, exclusão, baixa, visualização e pesquisa dos títulos a pagar da empresa.
O “Contas a Pagar” trata das obrigações financeiras assumidas pela empresa com seus fornecedores. É onde ficam registrados todos os compromissos financeiros a serem liquidados com os fornecedores, prestadores serviços e órgãos públicos.
Procedimentos
Para adicionar um novo título a pagar, clique no botão “Adicionar”. As informações do título podem ser de um boleto, uma nota, um depósito, entre outros.
Selecione o tipo de agente beneficiário do título a pagar.
A empresa responsável pelo título.
O nome ou a razão social do beneficiário do título a pagar.
Em “Nota Fiscal”, preencha com o número da nota fiscal e, também, com o respectivo nº de série.
No campo “Título”, preencha com o título da conta a pagar e a respectiva data de emissão.
Preencha com o valor e a data de vencimento da conta a pagar.
Em “Forma de Pagamento”, selecione a forma de pagamento da conta a pagar.
Em “Observações”, preencha com algum comentário importante que considerar necessário.
Após, realizar o rateio. O rateio é utilizado para fazer a distribuição proporcional da receita e/ou despesa e, o direcionamento dos valores para os respectivos centros de custos definidos.
Selecione a Plano de contas do rateio.
Preencha com o valor e selecione o respectivo centro de custo do rateio. O Centro de Custos uma ferramenta de gestão de custos que separa a empresa em setores ou projetos, dependendo da atuação necessária. Ou seja, cada centro de custo possui uma parcela independente de responsabilidades, seja operacional ou financeira, e todos juntos representam a empresa como um todo.
Após preencher os campos, clique em “Adicionar manualmente ao rateio” para adicionar um rateio à lista.
Para gerar um rateio através de um Plano de contas, selecione em “Plano de contas” a opção desejada e, logo após, clique em “Utilizar rateio do plano de contas”. Certifique-se de que o campo “Valor do Título” está preenchido com algum valor maior que 0.
Para alterar um item do rateio, basta clicar no “Lápis” correspondente a linha que contém o item do rateio a ser alterado.
Após clicar no “Lápis”, os campos já estarão preenchidos com as informações do item do rateio que será alterado. Agora, basta modificar os campos e clicar em “Alterar Rateio” para que seja alterado. Caso não queira alterar, clique em “Cancelar”.
Para excluir um item do rateio, basta clicar na “Lixeira” correspondente a linha que contém o item do rateio a ser excluído.
Para limpar a lista de rateio, clique em “Limpar Rateio”.
Após preencher os campos, clique em “Salvar” para adicionar os dados.
Para listar as contas a pagar, clique em “Pesquisar”. Caso queira filtrar os resultados, basta preencher e selecionar os filtros necessários. Para pesquisar todos, deixe todos os campos em branco, em “Selecione” e clique em “Pesquisar”.
Para atualizar alguma conta a pagar, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no “Lápis” correspondente a linha que contém a conta a pagar a ser alterada.
Após clicar no “Lápis”, os campos já estarão preenchidos com as informações da conta a pagar que será alterada. Agora, basta modificar os campos e clicar em “Salvar” para que a conta a pagar seja alterada.
Para dar baixa em alguma conta a pagar, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no “Papel” correspondente a linha que contém a conta a pagar a ser baixada.
Após clicar no “Papel”, aparecerá uma notificação confirmando se deseja baixar o título. Caso sim, clique em “Sim” para que seja direcionado a tela para concluir a baixa.
Após clicar no botão “Sim”, os campos do “Baixa” irão aparecer. Preencha os campos de “Baixa”.
Preencha com o valor pago no campo “Valor Liquidado” e, caso haja alguma informação relacionada a desconto ou acréscimo, informe nos respectivos campos – “Desconto” e “Acréscimo”.
Após, preencha com a data da liquidação e o respectivo número do documento do título.
Selecione o histórico bancário.
A conta corrente.
No campo “Observações do Lançamento Bancário”, inclua informações que considerarimportantes e necessárias.
Após, preencher os campos e clique em “Baixar” para dar baixa na conta a pagar. Caso não queira baixar, basta clicar em “Cancelar”.
Para cancelar alguma conta a pagar, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique na “Lixeira” correspondente a linha que contém o item a ser cancelado.
Após clicar na “Lixeira”, você deverá confirmar se deseja excluir. Caso sim, clique em “Sim” para que o título seja excluído.
Para visualizar alguma conta a pagar, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no “Olho” correspondente a linha que contém o item a ser visualizado.
Ao lado esquerdo dos itens listados, há um campo para selecionar vários títulos para dar baixa ao mesmo tempo.
Após marcar os títulos desejados, caso queira fazer uma movimentação bancária para cada título marcado, clique em “Baixa automática” e, logo em seguida, os campos para dar baixa automática irão aparecer iguais aos campos para dar baixa individual.
Após preencher os campos, clique em “Baixa automática” para fazer a baixa automática.
Após marcar os títulos desejados, caso queira fazer apenas uma movimentação bancária com o valor de todos os títulos marcados, clique em “Baixa em lote” e, logo em seguida, os campos para dar baixa em lote irão aparecer iguais aos campos para dar baixa individual.
Após preencher os campos, clique em “Baixa em lote” para fazer a baixa em lote.
Os campos marcados com ” * ” são de preenchimento obrigatório.