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Faturamento / Nota Fiscal Especial
Visão geral
Este capítulo tem como objetivo auxiliar o usuário no cadastro, alteração, além das questões legais quanto a manutenção de notas fiscais. Esse ambiente é utilizado para o caso de notas não convencionais, ou seja, que fujam do fluxo comum de venda e/ou industrialização e possuem alguma regra que não esteja no padrão cadastrado no sistema.
Criando uma nota fiscal especial
Para criar uma nova nota fiscal especial, clique no botão adicionar.
Após clicar no botão “Adicionar”, selecione se deseja emitir uma nota fiscal com referência. Caso selecione a opção “Não”, será redirecionado diretamente para o formulário de cadastro.
Ao selecionar a opção “Sim”, selecione uma opção para busca da referência.
Ao clicar no botão “Chave”, informe o número da chave, selecione uma opção da referência e clique no botão “Pesquisar”.
Ao clicar no botão “Nota Cliente”, selecione um cliente, informe o número da nota, selecione uma opção de referência e clique no botão “Pesquisar”.
Ao clicar no botão “Nota Própria”, selecione uma empresa, informe o número da nota, selecione uma opção de referência e clique no botão “Pesquisar”.
No topo do formulário, selecione as opções de finalidade da nota e, se há movimentação do estoque, estoque cliente e selecione o tipo de destinatário.
Os demais campos do formulário podem ser preenchidos automaticamente de acordo com a referência adicionada.
O formulário está dividido em abas.
Na aba “Principal”, as informações do destinatário, endereço de faturamento e de entrega, serão preenchidos automaticamente de acordo com o destinatário selecionado. Os demais campos estarão disponíveis para preenchimento.
Selecione o vendedor que realizou a venda e, caso exista, o vendedor auxiliar.
Informe a “Transportadora” responsável por realizar a entrega.
Selecione “Condição Pagamento” e “Tipo Pagamento” .
Informe o desconto e encargos.
Informe o tipo ao qual o cliente pertence.
Selecione o “Frete”.
Selecione a “Central de Custo” e “Plano de Contas” ao qual deseja adicionar a nota fiscal.
Na aba “Lançamentos”, é possível inserir os itens que farão parte da nota fiscal. Para isso, selecione um item, preencha as informações e clique no botão “Incluir”.
Após a inclusão, o item será listado em uma tabela conforme abaixo. Caso queira excluir um item do pedido, basta clicar no botão “Excluir” na respectiva linha do item que deseja excluir.
Caso queira alterar as informações de um determinado item já adicionado, clique no botão “Editar” na respectiva linha do item a ser editado.
Ao clicar no botão “Editar”, o item será removido da tabela e, os campos da aba lançamento serão preenchidos automaticamente para que seja alterado somente as informações desejadas. Após editar, clique no botão “Incluir” para que o item seja reinserido na tabela apresentada a seguir.
Na aba observações, informe observações internas e externas.
Na aba “NFs Referenciadas”, é possível incluir notas para que os lançamentos de cada nota referenciada sejam adicionados automaticamente na nova nota fiscal especial. Para isso, informe o número da chave, selecione uma opção de referência e clique no botão “Incluir”. Após a inclusão, a referência será incluída em uma tabela abaixo e os seus itens serão adicionados automaticamente na tabela da aba “Lançamentos”.
Na aba “Diversos”, insira informações complementares sobre o pedido e o faturamento.
Após preencher todo o formulário, clique no botão “Salvar” para finalizar e salvar o pedido. Todos os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório. Se não desejar salvar, clique no botão “Cancelar”.
Pesquisando notas/pedidos
Para pesquisar uma ou mais notas/pedidos, utilize os campos de busca. A busca pode ser feita por número de pedido, razão social ou status (aguardando envio, enviada, cancelada ou denegada). Após selecionar, clique no botão “Pesquisar”. Caso queira listar todas as notas/pedidos, basta manter os campos de busca vazios.
Alterando uma nota/pedido
Para alterar uma nota/pedido, basta listá-la utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Alterar Pedido” (ícone do lápis), na coluna “Ações do pedido”, na respectiva linha do pedido que deseja alterar e, assim, abrir a tela de edição.
O formulário de edição é exatamente igual ao do cadastro. Portanto, caso existam dúvidas em como preenchê-lo, consulte o início deste manual.
Após fazer as alterações desejadas, clique no botão “Salvar”. Caso deseje, clique no botão “Cancelar” e as alterações serão descartadas.
Aprovando uma nota/pedido
Para aprovar uma nota/pedido, basta listá-la utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Aprovar Pedido”, na coluna “Ações do pedido”, na respectiva linha do pedido que deseja aprovar.
Selecione a forma como deseja aprovar a nota/pedido, parcial ou total.
Ao selecionar a opção “Parcial”, será aberta a tela de edição para que seja informado, manualmente, a quantidade a ser aprovada de cada item da nota/pedido. Para isso, clique no botão “Alterar” na linha do item desejado.
Ao clicar no botão “Alterar”, informe a quantidade a aprovar e clique no botão “Alterar” para confirmar a alteração. Caso deseje, clique no botão “Cancelar” e a alteração não será salva.
Após informar a quantidade a aprovar de cada item, clique no botão “Salvar”. Caso deseje, clique no botão “Cancelar” para cancelar o processo.
Ao selecionar a opção “Total”, o pedido será aprovado com a quantidade total de itens.
Visualizando uma nota/pedido
Para visualizar uma nota/pedido, basta listá-la utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Visualizar Pedido”, na coluna “Ações do pedido”, na respectiva linha do pedido que deseja visualizar.
Ao clicar no botão “Visualizar Pedido”, serão apresentadas todas as informações e itens da nota/pedido. Na visualização, as informações ficam indisponíveis para alteração.
Reabrindo uma nota/pedido
Notas aprovadas ou faturadas podem ser reabertas para alterações. Para isso, basta listá-la utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Reabrir pedido”, na coluna “Ações do pedido”, na respectiva linha do pedido que deseja reabrir.
Cancelando uma nota/pedido
Para cancelar uma nota/pedido, basta listá-la utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Cancelar pedido”, na coluna “Ações do pedido”, na respectiva linha do pedido que deseja cancelar.
Imprimindo uma nota/pedido
Para imprimir uma nota/pedido, basta listá-la utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Imprimir Pedido”, na coluna “Ações do pedido”, na respectiva linha do pedido que deseja imprimir.
Após clicar no botão “Imprimir Pedido”, será feito o download da nota/pedido em formato PDF.
Faturando uma nota/pedido
Para faturar uma nota/pedido, basta listá-la utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Faturar Nota Fiscal”, na coluna “Ações da nota fiscal”, na respectiva linha do pedido que deseja faturar.
Após clicar no botão “Faturar Nota Fiscal”, serão apresentadas as informações da nota/pedido. Ao final da tela, clique no botão “Faturar”, ou, clique no botão “Cancelar” para cancelar o processo.
Cancelando uma nota fiscal
Para cancelar a nota fiscal de um pedido, basta listar o pedido utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Cancelar Nota Fiscal”, na coluna “Ações da nota fiscal”, na respectiva linha do pedido que deseja cancelar a nota fiscal.
Após clicar no botão “Cancelar Nota Fiscal”, justifique o cancelamento. A justificativa deve conter no mínimo 15 caracteres.
Após justificar, clique no botão “Confirmar”, ou, clique no botão “Cancelar” para cancelar o processo.
Adicionando uma carta de correção
Para adicionar uma carta de correção a um pedido, basta listá-lo utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Carta de Correção”, na coluna “Ações da nota fiscal”, na respectiva linha do pedido que deseja adicionar a carta de correção.
Após clicar no botão “Carta de Correção”, descreva a carta de correção. A descrição deve conter no mínimo 15 caracteres.
Após descrever, clique no botão “Confirmar”, ou, clique no botão “Cancelar” para cancelar o processo.
Reimprimindo o DANFE
Para reimprimir o DANFE de um pedido, basta listá-lo utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Reimprimir DANFE”, na coluna “Ações da nota fiscal”, na respectiva linha do pedido que deseja reimprimir o DANFE.
Enviando o DANFE por e-mail
Para enviar o DANFE de um pedido por e-mail, basta listá-lo utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Enviar DANFE por e-mail”, na coluna “Ações da nota fiscal”, na respectiva linha do pedido que deseja enviar o DANFE por e-mail.