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Pedidos / Venda
Visão geral
Este capítulo tem como objetivo auxiliar o usuário a realizar, alterar e aprovar um pedido de venda, além das questões legais quanto a manutenção de notas fiscais.
Criando um pedido de venda
Para criar um novo pedido de venda, clique no botão adicionar.
Selecione um destinatário para prosseguir na criação de um pedido de venda.
Após selecionar um destinatário, as abas que compõem o formulário serão exibidas.
Na aba “Principal”, as informações de cliente, endereço de faturamento e de entrega serão preenchidas automaticamente de acordo com o destinatário selecionado. Os demais campos estarão disponíveis para preenchimento.
O campo “Plano de Contas” representa a receita para qual o pedido será destinado.
Para mais informações sobre plano de contas, acesse: http://ajuda.primerbiz.com.br/index.php/2020/04/30/primerbiz-cadastro-de-plano-de-contas/
Na aba “Lançamentos”, é possível inserir os itens que farão parte do pedido. Para isso, selecione um item, preencha as informações e clique no botão “Incluir”.
Após inserir, o item será listado em uma tabela abaixo. Caso deseje excluir um item do pedido, clique no botão “Excluir” na respectiva linha do item a ser removido.
Caso queira alterar as informações de um item já adicionado, clique no botão “Editar” na respectiva linha do item a ser modificado.
Ao clicar no botão “Editar”, o item será removido da tabela e, os campos da aba lançamento serão preenchidos automaticamente para que seja alterado somente as informações desejadas. Após editar, clique no botão “Incluir” para que o item seja reinserido na tabela abaixo.
Na aba “Observações”, informe observações internas e externas.
Na aba “Diversos”, insira informações diversas sobre o pedido e o faturamento.
Após preencher todo o formulário, clique no botão “Salvar” para finalizar e salvar o pedido. Todos os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório. Caso deseje, clique no botão “Cancelar” e o pedido não será salvo.
Pesquisando pedidos
Para pesquisar um ou mais pedidos de venda, utilize os campos de busca. A busca pode ser feita por número de pedido, razão social ou status (pendente, aprovado, faturado ou cancelado). Após preencher, clique no botão “Pesquisar”. Caso deseje listar todos os pedidos de venda, basta manter os campos de busca vazios.
Alterando um pedido
Para alterar um pedido, basta listá-lo utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Alterar Pedido” (ícone do lápis), na coluna “Ações do pedido”, na respectiva linha do pedido que deseja alterar, para abrir a tela de edição. Somente os pedidos com status “Pendente” podem ser alterados.
O formulário de edição é igual ao de cadastro, portanto, caso haja dúvidas em como preenchê-lo, consulte o início deste manual.
Após fazer as alterações desejadas, clique no botão “Salvar”. Caso deseje, clique no botão “Cancelar” e as alterações serão descartadas.
Aprovando um pedido
Para aprovar um pedido, basta listá-lo utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Aprovar Pedido”, na coluna “Ações do pedido”, na respectiva linha do pedido que deseja aprovar. Somente pedidos com status “Pendente” podem ser aprovados.
Selecione a forma como deseja aprovar o pedido, parcial ou total.
Ao selecionar a opção “Parcial”, será aberta a tela de edição para que seja informado, manualmente, a quantidade a ser aprovada de cada item do pedido. Para isso, clique no botão “Alterar” na linha do item desejado.
Ao clicar no botão “Alterar”, informe a quantidade a aprovar e clique no botão “Alterar” para confirmar a alteração. Caso deseje, clique no botão “Cancelar” e a alteração não será salva.
Após informar a quantidade a aprovar para cada item, clique no botão “Salvar”. Caso deseje, clique no botão “Cancelar” e o pedido continuará com status “Pendente”.
Ao selecionar a opção “Total”, o pedido será aprovado com a quantidade total de itens e o status mudará para “Aprovado”.
Visualizando um pedido
Para visualizar um pedido, basta listá-lo utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Visualizar Pedido”, na coluna “Ações do pedido”, na respectiva linha do pedido que deseja visualizar.
Ao clicar no botão “Visualizar Pedido”, serão apresentados todas as informações e itens do pedido. Na visualização, o pedido fica indisponível para alteração.
Reabrindo um pedido
Pedidos aprovados ou faturados podem ser reabertos para alterações. Para isso, basta listá-lo utilizando o mesmo procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Reabrir pedido”, na coluna “Ações do pedido”, na respectiva linha do pedido que deseja reabrir. Apenas pedidos no status “Aprovado” ou “Faturado” podem ser reabertos.
Após reabrir, o pedido voltará ao status “Pendente”.
Cancelando um pedido
Para cancelar um pedido, basta listá-lo utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Cancelar pedido”, na coluna “Ações do pedido”, na linha do pedido que deseja cancelar.
Imprimindo um pedido
Para imprimir um pedido, basta listá-lo utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Imprimir Pedido”, na coluna “Ações do pedido”, na respectiva linha do pedido que deseja imprimir.
Após clicar no botão “Imprimir Pedido”, será feito o download do pedido em formato PDF.
Faturando um pedido
Para faturar um pedido, basta listá-lo utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Faturar Nota Fiscal”, na coluna “Ações da nota fiscal”, na respectiva linha do pedido que deseja faturar.
Após clicar no botão “Faturar Nota Fiscal”, serão apresentadas as informações do pedido. Antes de prosseguir, selecione se deverá retornar insumo industrializado, esse campo do formulário determina se os insumos utilizados no processo de fabricação dos itens do pedido deverão ser inseridos na nota.
Em Lançamentos, preencha as informações do produto, o lote, a data de fabricação e validade, o estoque do lançamento e o local no estoque.
Após, clique no botão “Faturar”, ou, clique no botão “Cancelar” para cancelar o processo.
Somente pedidos com o status “Aprovado” podem ser faturados.
Cancelando uma nota fiscal
Para cancelar a nota fiscal de um pedido, basta listá-lo utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Cancelar Nota Fiscal”, na coluna “Ações da nota fiscal”, na respectiva linha do pedido que deseja cancelar a nota fiscal.
Após clicar no botão “Cancelar Nota Fiscal”, justifique o cancelamento. A justificativa deve conter no mínimo 15 caracteres.
Após justificar, clique no botão “Confirmar”, ou, clique no botão “Cancelar” para cancelar o processo.
Adicionando uma carta de correção
Para adicionar uma carta de correção a um pedido, basta listá-lo utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Carta de Correção”, na coluna “Ações da nota fiscal”, na respectiva linha do pedido que deseja adicionar à carta de correção.
Após clicar no botão “Carta de Correção”, descreva a carta de correção. A descrição deve conter no mínimo 15 caracteres.
Após descrever, clique no botão “Confirmar”, ou, clique no botão “Cancelar” para cancelar o processo.
Reimprimindo o DANFE
Para reimprimir o DANFE de um pedido, basta listá-lo utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Reimprimir DANFE”, na coluna “Ações da nota fiscal”, na respectiva linha do pedido que deseja reimprimir o DANFE.
Enviando o DANFE por e-mail
Para enviar o DANFE de um pedido por e-mail, basta listá-lo utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Enviar DANFE por e-mail”, na coluna “Ações da nota fiscal”, na respectiva linha do pedido que deseja enviar o DANFE por e-mail.