PrimerBiz – Cadastro de Produto

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Visão Geral

Este capítulo tem como objetivo auxiliar o usuário no cadastro, alteração, exclusão e busca de produtos.

Produto é aquilo que pode ser oferecido ao mercado para aquisição, uso ou consumo e que possa satisfazer um desejo ou uma necessidade.

Procedimentos

Para cadastrar um novo produto, clique no botão “Adicionar”.

Botão Adicionar em destaque

Em “Tipo Grupo”, selecione tipo do grupo ao qual o produto pertence.

Campo Tipo em destaque
Área para inclusão do produto em destaque

Em “Grupo”, selecione o grupo ao qual o produto deve ser incluído.

Campo “Grupo”

Em “SubGrupo”, selecione o subgrupo ao qual o produto deve ser incluído.

Campo “SubGrupo”

Preencha o código de identificação do produto, definido pelo usuário, e preencha o nome do produto.

Campos “Código” e “Produto”

Em “Entrada”, selecione a unidade de medida do produto na entrada.

Campo “Entrada”

Em “Venda”, selecione a unidade de medida do produto na venda e, no campo “Ativo”, selecione se o produto deve ficar ativo ou não no sistema. Por padrão, já estará selecionado como ativo.

Campo “Venda” e “Ativo”

Após, é apresentado o restante do cadastramento dividido por abas. Clique em uma das abas para visualizar os campos para preenchimento.

Na aba “Dados Gerais”, preencha os campos em “Geral”, “Estoque”, “Embalagem” e “Tabela de Preços”.

Em “Descrição”, informe os detalhes deste produto e, em “Descrição Resumida”, descreva os pontos mais importantes deste produto.

Selecione a classificação fiscal do produto.

Classificação fiscal é um código determinado e administrado pela Receita Federal que classifica todo produto que pode ser vendido ou comprado no território brasileiro.

Campos “Classificação Fiscal” e “Classificação”

Preencha com o código de barras do produto.

Se a empresa for indústria, o tipo de produção e, se o tipo de material é próprio da empresa (FULL SERVICE), ou, de um cliente (INDUSTRIALIZAÇÃO).

Para o caso de empresa ser voltada ao comércio, preencha com COMERCIALIZAÇÂO, ou, se for para uso interno, escolha USO e CONSUMO.

Campos “Código de Barras” e “Tipo de Material”

Selecione a origem do produto.

Campos “Origem” e “Observação”

Selecione o fornecedor do produto.

Campo “Fornecedor”

Preencha com o código do produto para o fornecedor.

Campo “Código do Produto do Fornecedor”

Em “Estoque Mínimo”, preencha com a quantidade mínima do produto que deve ter no estoque.

Campos “Estoque Mínimo” e “Saldo”

Em “Custo Unitário”, preencha com o valor do custo do produto para a empresa e, no campo “Comissão %” em porcentagem, preencha com o percentual a ser aplicado para calcular a comissão do vendedor ao vender o produto.

Campos “Custo Unitário” e “Comissão %”

Após isso temos dois controles:
“Material Controlado”, quando marcado, informa se o produto é de manuseio controlado por algum órgão público.
“Liberar Saldo Negativo”, quando marcado, informa que é permitido movimentar o produto sem ter saldo em estoque.

Opções “Material Controlado” e “Liberar Saldo Negativo”

Selecione o tipo da embalagem do produto

Campo “Tipo”

Em “Múltiplo de venda”, preencha com as quantidades em que o produto deve ser vendido (exemplo: pacote de açúcar que é vendido de 10 em 10 unidades, porém, faturado por unidade).

Campo “Múltiplo de venda”‘

Preencha com a quantidade do produto na embalagem e a altura da embalagem.

Campos “Quantidade” e “Altura”

Preencha com o comprimento e a largura da embalagem.

Campos “Comprimento” e “Largura”

Em “Bruto”, preencha com o valor do peso bruto da embalagem que é o peso do produto mais a embalagem e, no campo “Líquido”, preencha com o peso líquido da embalagem que é o conteúdo de acordo com a unidade especificada.

Campos “Bruto” e “Liquido”

Em “Tabela 1”, “Tabela 2” e “Tabela 3”, preencha com o valor da tabela de preço do produto.

Campos “Tabela 1”, “Tabela 2” e “Tabela 3”

Na aba “Estrutura”, preencha os campos da estrutura à fórmula do produto (utilizado apenas em indústrias).

Em “Descrição”, selecione a fórmula do produto.

Campos “Descrição” e “Unidade”

Após selecionar a fórmula, clique no botão “Incluir” para incluir a fórmula no produto.

Para excluir algum item da lista, clique no ícone da “Lixeira”.

Na aba “Imagens”, inclua imagens para o produto clicando na parte cinza.

Após escolher a imagem, ela será incluída. Aguarde o carregamento total. Caso queira cancelar o envio, clique no botão “Cancelar” da imagem.

Barra de carregamento e botão “Cancelar” em destaque

O ícone verde indica que a imagem foi enviada com sucesso.
O ícone vermelho indica que a imagem não foi enviada com sucesso, porque a imagem pode ser maior que 200KB de tamanho ou por não ser uma imagem.

Ícone de status em destaque

Para remover uma imagem clique no botão “Remover”.

Botão “Remover” em destaque

Após preencher os campos, clique em “Salvar” para salvar os dados.

Para listar os produtos, clique em “Pesquisar”, caso queira filtrar os resultados, basta preencher e selecionar os filtros necessários.

Botão “Pesquisa” em destaque

Para atualizar algum produto, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no “Lápis” correspondente a linha que contém o produto a ser alterado.

Ícone para alterar em destaque

Na alteração, a aba “Movimentação” estará habilitada para acesso. Nela é possível visualizar o histórico de entrada do produto no estoque.

Aba “Movimentação”

Após clicar no ícone “Lápis”, os campos já estarão preenchidos com as informações do produto que será alterado. Agora, basta modificar os campos e clicar em “Salvar” para que o produto seja atualizado.

Para desativar um produto, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique na “Lixeira” correspondente a linha que contém o produto a ser desativado.

Ícone para desativar em destaque

Após clicar na “Lixeira”, você deverá confirmar se deseja inativar. Caso sim, clique em “Inativar” para que o produto seja inativado.

Botão “Inativar” em destaque

Os campos marcados com ” * ” são de preenchimento obrigatório.