PrimerBiz – Cadastro de Clientes

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Pessoas / Clientes

Visão Geral

Esta seção tem como objetivo auxiliar o usuário na inclusão, alteração, exclusão e pesquisa de clientes.

Clientes são aqueles que irão adquirir seus produtos e/ou serviços.

Procedimentos

Para incluir um novo cliente, clique no botão “Adicionar”.

Botão Adicionar destacado em vermelho

Ao adicionar um novo Cliente, uma nova tela abrirá para edição das informações complementares.

Selecione o tipo de cliente.

Tipo de Cliente em destaque

Em “Tipo de Pessoa”, defina o tipo a ser cadastrado – Pessoa Física ou Jurídica – para adequação dos campos a serem preenchidos.

Campos e filtros em Geral para seleção e preenchimento

Selecione e preencha com o CNPJ do cliente Pessoa Jurídica, ou, com o CPF do cliente Pessoa Física.

Se selecionado Pessoa Jurídica, preencha os campos com as informações correspondentes.

A Razão Social é o nome de registro de uma empresa, devidamente oficializado na junta comercial. O Nome Fantasia é o nome popular de uma empresa e, pode ou não ser igual à razão social.

Tela com exemplificação da área de preenchimento Geral em destaque

Em “Inscrição Estadual”, preencha com o número da inscrição estadual do cliente e, no campo “Inscrição Municipal”, preencha com o número da inscrição municipal. Estes campos só estarão visíveis se no campo “Tipo de Pessoa” estiver selecionado “Pessoa Jurídica”. A Inscrição Estadual é um número que representa o registro da empresa no cadastro do ICMS e a identifica como um estabelecimento regular e, a Inscrição Municipal, é o número de identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal.

Em “Data Registro”, preencha com a data de registro do cliente. A data de registro é a data em que a empresa / Pessoa Jurídica foi registrada no órgão competente.

Se selecionado Pessoa Física, preencha os campos com as informações correspondentes como CPF, Nome Completo, Apelido, RG, Data de Nascimento etc. Não esqueça de informar o Tipo de Cliente.

O formulário de cadastro, tanto Pessoa Física como Jurídica, está dividido por abas. Clique em uma das abas para visualizar os campos correspondentes.

Abas em destaque

Selecione cada aba e complete os campos com as informações correspondentes e necessárias para o devido cadastramento do Cliente.

Nas opções de “Enviar E-mail”, selecione as etapas em que será necessário ou permitido enviar e-mails ao cliente.

E-mail NFe – endereço utilizado para envio das notas fiscais;
E-mail Financeiro – utilizado para envio de boletos e/ou outras cobranças;
E-mail qualidade – utilizado para o envio de notificações relacionadas ao setor de qualidade de produção;

Por último, E-mail / Enviar E-mail. Neste caso, você ainda poderá informar mais um endereço para envio dos itens a serem assinalados, em destaque na tela abaixo.

Opções para “Enviar E-mail” em destaque

Selecione o “Representante” do cliente. Para cadastrar representantes, vá até o menu Pessoas / Representantes.

O mesmo deve ser feito no campo “Transportadora” do cliente e continue com o preenchimento dos demais campos.

Em “Desconto Padrão”, preencha com a alíquota do desconto padrão a ser aplicada nos pedidos do respectivo cliente e, no campo “Encargo Financeiro”, preencha com a alíquota do encargo financeiro a ser aplicada para os pedidos do cliente.

Em “Limite de Crédito”, preencha com o valor do limite de crédito para compras e, no campo “Capital Social”, preencha com o capital social da empresa do cliente.

Em Tributos, preencha o código do regime tributário do cliente. O regime tributário é um conjunto de leis que tem a função de determinar como a empresa pagará pelos seus tributos obrigatórios. Dentre os regimes tributários estão: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Em “Inscrição Suframa”, preencha com a inscrição Suframa do cliente. A inscrição Suframa é a inscrição dada após a autorização da SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus).

Nas opções de “Tipos de Isenção do Suframa”, marque a opção do tributo com isenção do Suframa do cliente.

Nas opções “ST Isenta” e “ST Diferenciada”, quando marcadas, definem a alíquota que será aplicada no cálculo de substituição tributária.

Em “Contatos”, preencha os campos caso for adicionar um contato extra do cliente.

Preencha os campos com os dados do contato como Nome, Cargo, número de telefone, número de celular, e-mail, data de nascimento e, por fim, clique no botão Incluir.

Botão Incluir em destaque

Para incluir um novo contato, basta preencher todos os campos de Contatos com as informações do novo contato, clicar no botão Incluir e, assim, sucessivamente para outros novos contatos. Todos os contatos cadastrados para este cliente aparecerão listados logo abaixo o botão incluir, conforme tela a seguir.

Área de listagem de Contatos cadastrados do cliente

Para excluir algum contato, clique na “Lixeira” correspondente a linha que contém o contato a ser excluído.

Ícones Excluir em destaque

Agora seguimos para a próxima aba “Endereço”. Preencha todos os campos para “Endereço Faturamento”, “Endereço Cobrança” e “Endereço Entrega”.

Aba Endereços em destaque

Preencha com o CEP e o logradouro do endereço (ex.: “Rua Oscar Freire”, “Avenida Paulista”, etc. ). Se houver algum complemento para o endereço, não esqueça de incluí-lo.

Selecione a UF (Unidade Federativa) do endereço e o município do endereço. Este campo só estará habilitado se o campo “UF” estiver informando alguma UF. Também, selecione o país do endereço.

A opção “Usar o endereço de Faturamento”, quando selecionada, copia o endereço preenchido da parte de “Endereço Faturamento” para a parte atual em que a opção está. Esta mesma funcionalidade acontece com a opção “Usar o endereço de Cobrança”.

Campos de seleção para repetição de endereço em destaque

Na próxima aba, “Observações”, insira informações adicionais e/ou importantes do cliente cadastrado.

Aba Observações em destaque

Para incluir uma Observação, clique no botão “Incluir” e, uma nova tela se abrirá com o campo para preenchimento das Observações necessárias. Após informar as Observações, clique no botão Adicionar.

Campo para digitação das Observações em destaque

Após preencher o campo do histórico, basta clicar em “Adicionar” para adicionar o texto ao histórico. Perceba que você voltará a tela anterior – aba Observações – com as informações já incluídas. Para finalizar, clique no botão Salvar.

Botão Salvar em destaque

Na última aba “Login”, preencha os campos do “Usuário” a ser cadastrado para o cliente.

Preencha com o nome do login para o cliente, a senha e, em “Confirma Senha”, preencha novamente com a senha digitada no campo “Senha”.

Aba Login em destaque

Após preencher os campos, clique em “Salvar” para adicionar as informações.

Botão Salvar em destaque

Para listar os clientes e, preferir pesquisar todos, deixe todos os campos em branco e, no campo Situação em “Todos”. Por fim, clique em “Pesquisar”.

Campo Situação em destaque
Botão Pesquisar em destaque

Caso queira filtrar os resultados de um cliente em específico, basta preencher e/ou selecionar um dos filtros necessários que o sistema trará as informações para você. No exemplo das telas abaixo, definimos a busca pelo filtro Nome/Nome Fantasia. Você pode realizar sua busca pelo Código ou CNPJ, você define.

Campo Nome em destaque com informação para busca
Campo Nome em destaque já com a informação do sistema

Para alterar algum cliente, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no “Lápis” correspondente a linha que contém o cliente a ser alterado.

Botão ícone Lápis em destaque

Após clicar no “Lápis”, os campos já estarão preenchidos com as informações do cliente que deseja alterar. Agora, basta modificar os campos e clicar em “Alterar” para que as informações sejam alteradas e atualizadas.

Para excluir algum cliente, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique na “Lixeira” correspondente a linha que contém o cliente a ser excluído. Não é possível excluir se a situação for “Inativo”.

Botão ícone Lixeira em destaque

Após clicar na “Lixeira”, você deverá confirmar se deseja realmente inativar esse cliente. Caso sim, clique em “Inativar” para que o cliente seja desativado.

Se desejar verificar o histórico do cliente, clique no ícone “Papel” para visualizar as informações.

Botão ícone Papel e destaque
Tela Histórico do Cliente

Os campos marcados com asterisco ( * ) são de preenchimento obrigatório.