PrimerBiz – Cadastro de Fornecedores

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Pessoas / Fornecedores

Visão Geral

Este roteiro tem como objetivo auxiliar o usuário na inclusão, alteração, exclusão e pesquisa no cadastro de Fornecedores.

Fornecedores nada mais são do que outras empresas, ou mesmo pessoas físicas que, literalmente, fornecem para sua empresa matéria-prima, equipamentos, maquinários, produtos, mercadorias e serviços que são necessários para que ela funcione e possa fabricar seu produto final.

Procedimentos

Para incluir um novo fornecedor, clique no botão “Adicionar”.

Botão Adicionar em destaque

Na sequência, aparecerá uma nova tela para preenchimento com as informações do Fornecedor. O procedimento aqui é o mesmo utilizado para cadastramento de Clientes. Comece pelo Geral, informando Tipo de Pessoa e respectivos dados.

Campo Geral em destaque

Se o Tipo de Pessoa for Jurídica, preencha o CNPJ, Razão Social, Nome Fantasia e demais dados. Em Data de Registro, informe a data em que a empresa foi registrada no órgão competente.

Se o Tipo de Pessoa for Física, preencha com o CPF, Nome e demais dados respectivos.

Após, visualizamos na tela a divisão do cadastro por abas. Clique em uma aba para visualizar e/ou editar os campos referentes a aba selecionada.

Tela com Abas em destaque

Na aba “Principal”, preencha os campos “Principal”, “Tributos” e “Contatos”.

Aba Principal em Destaque

A opção “Coleta”, quando selecionada, afirma a realização da coleta da mercadoria.

Campo Coleta em destaque

Em “E-mail NFe”, preencha com o e-mail do departamento responsável pela NFe e, no campo “Email Financeiro”, preencha com o e-mail do departamento responsável pelo financeiro. O mesmo para E-mail Qualidade e E-mail Principal. Em opções de “Enviar E-mail”, assinale em quais momentos é permitido enviar e-mails.

Selecione a Transportadora cadastrada para o fornecedor em questão.

Campo “Transportadora”

Selecione o código do regime tributário do fornecedor.

Informe a inscrição Suframa do fornecedor, se for o caso. A inscrição Suframa é a inscrição dada após a autorização da SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus). Nos campos de “Tipos de isenção do Suframa”, marque as respectivas opções do tributo com isenção do Suframa para o fornecedor.

Nas opções “ST Isenta” e “ST Diferenciada”, quando marcadas, definem a alíquota que será aplicada no cálculo de substituição tributária.

Em “Contatos”, preencha os campos para informar o contato do fornecedor como nome, cargo, números de contato, e-mail e data de nascimento.

Para incluir um novo contato, após preencher os campos necessários, clique no botão “Incluir”.

Botão Incluir novo contato em destaque

Para excluir algum contato, clique na “Lixeira” correspondente a linha do contato a ser excluído.

Na aba “Endereço”, preencha os campos do “Endereço Faturamento”, “Endereço Cobrança” e “Endereço Entrega”.

Informe o CEP, logradouro (ex.: “Rua Oscar Freire”, “Avenida Paulista”, etc. ), número, complemento do endereço, bairro, UF (Unidade Federativa), Município (este campo só estará habilitado se o campo “UF” estiver selecionado em alguma UF) e, País.

A opção “Usar o endereço de Faturamento”, quando marcada, copia o endereço preenchido da parte de “Endereço Faturamento” na parte atual que a opção está. A mesma funcionalidade acontece com a opção “Usar o endereço de Cobrança”, porém, copia o endereço preenchido da parte de “Endereço Cobrança”.

Na aba “Observações”, inclua informações adicionais e/ou importantes do fornecedor.

Para incluir um histórico, clique no botão “Incluir”.

Em seguida abrirá uma nova tela para a inclusão das Observações. Veja a seguir.

Tela com campo para digitação das Observações em destaque

Após preencher o campo do histórico, basta clicar em “Adicionar” para adicionar o texto ao histórico. As informações serão automaticamente incluídas no campo da aba Observações.

Na aba “Login”, preencha os campos Login e Senhas para o “Usuário” do fornecedor.

Tela com campo Login em destaque

Preencha com o nome do login para o Usuário do fornecedor, senha e, em “Confirma Senha”, preencha novamente com a mesma senha digitada no campo “Senha” anterior. Após preencher os campos, clique em “Salvar” para adicionar os dados.

Para listar os fornecedores, clique em “Pesquisar”. Caso queira filtrar os resultados, basta preencher e selecionar os filtros necessários. Para pesquisar todos, deixe todos os campos em branco e clique em “Pesquisar”.

Botão Pesquisar em destaque

Para alterar algum fornecedor, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no “Lápis” correspondente a linha que contém o fornecedor a ser alterado, conforme tela a seguir.

Após clicar no “Lápis”, os campos já estarão preenchidos com as informações do fornecedor que será alterado. Agora, basta modificar os campos desejados e clicar em “Alterar” para atualizar as informações.

Ícone para alterar em destaque

Para desativar algum fornecedor, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique na “Lixeira” correspondente a linha que contém o fornecedor a ser desativado.


Após clicar na “Lixeira”, você deverá confirmar se deseja desativar. Caso sim, clique em “Inativar” para que o fornecedor seja desativado.

Ícone para excluir em destaque

Os campos marcados com asterisco ( * ) são de preenchimento obrigatório.