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Financeiro / Títulos / a Receber
Visão Geral
Esta seção tem como objetivo auxiliar o usuário no cadastro, alteração, exclusão, baixa, visualização e pesquisa do contas a receber da empresa, em um determinado período, fornecendo informações necessárias para a elaboração do fluxo de caixa da empresa.
O “Contas a Receber”, basicamente, são os valores que a empresa tem a receber de seus clientes pelas vendas de mercadorias e/ou serviços realizados. Outros tipos de valores também podem ser registrados como tal.
Procedimentos
Para adicionar um novo título no “Contas a Receber”, clique no botão “Adicionar”. As informações podem corresponder a títulos como, boletos, cheques, transferências / depósitos, entre outros.
Selecione a empresa do contas a receber.
Selecione o tipo de Agente responsável pelo pagamento.
Selecione o nome ou razão social do responsável pelo pagamento.
Em “Nota Fiscal”, preencha com o número da nota fiscal e, no campo “Título”, preencha com o título da conta a receber.
Preencha os campos, título e data de emissão, da conta a receber.
Preencha com o valor e a data de vencimento da conta a receber.
Em “Forma de Pagamento”, selecione a forma através da qual o pagamento será realizado.
O campo Observações pode ser preenchido com informações necessárias relacionadas ao título a receber.
Após, fazer o rateio. O rateio é usado para fazer uma distribuição proporcional de receita/despesa entre os centros de custos.
Selecione a receita/despesa do rateio.
Preencha com o valor e selecione o centro de custos do rateio. Um Centro de Custo é uma conta definida para alocação de despesas de um determinado departamento da empresa.
Após preencher os campos, clique em “Adicionar manualmente ao rateio” para adicionar um rateio à lista.
Para gerar um rateio através de um plano de custo, selecione em “Plano de Custo” a opção desejada, logo após, clique em “Gerar Rateio”. Certifique-se de que o campo “Valor do Título” está preenchido com algum valor maior que 0.
Para alterar um item do rateio, basta clicar no “Lápis” correspondente a linha que contém o item do rateio a ser alterado.
Após clicar no “Lápis”, os campos já estarão preenchidos com as informações do item do rateio que será alterado. Agora, basta modificar os campos e clicar em “Alterar Rateio” para que seja alterado.
Para excluir um item do rateio, clicar na “Lixeira” correspondente a linha que contém o item do rateio a ser excluído.
Para limpar a lista de rateio, clique em “Limpar Rateio”.
Após preencher os campos, clique em “Salvar” para salvar os dados.
Para listar as contas a receber, clique em “Pesquisar”. Caso queira filtrar os resultados, basta preencher e selecionar os filtros necessários. Para pesquisar todos, deixe todos os campos em branco, em “Selecione” e clique em “Pesquisar”.
Para atualizar alguma conta a receber, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no “Lápis” correspondente a linha que contém a conta a receber a ser alterada.
Após clicar no “Lápis”, os campos já estarão preenchidos com as informações da conta a receber que será alterada. Agora, basta modificar os campos e clicar em “Salvar” para que a conta a receber seja alterada.
Para baixar algum registro de uma conta a receber, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no “Papel” correspondente a linha que contém a conta a receber para baixa do registro.
Após clicar no “Papel”, irá aparecer uma notificação confirmando se deseja baixar o título. Caso sim, clique em “Sim” para que seja direcionado à tela para a baixa.
Após clicar no botão “Sim”, os campos relacionados a “Baixa” aparecerão. Preencha-os.
Preencha com o valor que será liquidado.
Preencha com a data da liquidação e o número do documento do título.
Em “Histórico”, selecione o histórico bancário.
Selecione a conta corrente.
Em Observações do Lançamento Bancário, preencha com as considerações, se necessárias, sobre o lançamento.
Após preencher os campos, clique em “Baixar” para dar baixa na conta a receber.
Para cancelar alguma conta a receber, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique na “Lixeira” correspondente a linha que contém o item a ser cancelado.
Após clicar na “Lixeira”, você deverá confirmar se deseja cancelar. Caso sim, clique em “Sim” para que o título seja excluído.
Para visualizar alguma conta a receber, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no “Olho” correspondente a linha que contém o item a ser visualizado.
Ao lado esquerdo dos itens listados, há um campo para selecionar vários títulos para baixa ao mesmo tempo.
Após marcar os títulos desejados, caso queira fazer uma movimentação bancária para cada título marcado, clique em “Baixa automática” e, na sequência, os campos para a baixa automática aparecerão, da mesma forma, como da baixa individual.
Após preencher os campos, clique em “Baixa automática” para fazer a baixa automática.
Após marcar os títulos desejados, caso queira fazer apenas uma movimentação bancária com o valor de todos os títulos marcados, clique em “Baixa em lote” e, logo em seguida, os campos para dar baixa em lote aparecerão iguais aos campos para baixa individual.
Após preencher os campos, clique em “Baixa em lote” para fazer a baixa em lote.
Os campos marcados com ” * ” são de preenchimento obrigatório.