PrimerBiz – Contas a Receber

  Financeiro, Lançamentos, Manuais, PrimerBiz

Endereço

Financeiro / Títulos / a Receber

Visão Geral

Esta seção tem como objetivo auxiliar o usuário no cadastro, alteração, exclusão, baixa, visualização e pesquisa do contas a receber da empresa, em um determinado período, fornecendo informações necessárias para a elaboração do fluxo de caixa da empresa.

O “Contas a Receber”, basicamente, são os valores que a empresa tem a receber de seus clientes pelas vendas de mercadorias e/ou serviços realizados. Outros tipos de valores também podem ser registrados como tal.

Procedimentos

Para adicionar um novo título no “Contas a Receber”, clique no botão “Adicionar”. As informações podem corresponder a títulos como, boletos, cheques, transferências / depósitos, entre outros.

Botão “Adicionar” em destaque

Selecione a empresa do contas a receber.

Campo “Empresa”

Selecione o tipo de Agente responsável pelo pagamento.

Campo “Agente”

Selecione o nome ou razão social do responsável pelo pagamento.

Campo “Nome/Razão Social”

Em “Nota Fiscal”, preencha com o número da nota fiscal e, no campo “Título”, preencha com o título da conta a receber.

Campos “Nota Fiscal” e “Série”

Preencha os campos, título e data de emissão, da conta a receber.

Campos “Título” e “Data de Emissão”

Preencha com o valor e a data de vencimento da conta a receber.


Campos “Valor do Título” e “Data de Vencimento”

Em “Forma de Pagamento”, selecione a forma através da qual o pagamento será realizado.

Campo “Forma de Pagamento”

O campo Observações pode ser preenchido com informações necessárias relacionadas ao título a receber.

Campo “Observações” em destaque

Após, fazer o rateio. O rateio é usado para fazer uma distribuição proporcional de receita/despesa entre os centros de custos.

Campos para criar o rateio

Selecione a receita/despesa do rateio.

Campo “Receita/Despesa”

Preencha com o valor e selecione o centro de custos do rateio. Um Centro de Custo é uma conta definida para alocação de despesas de um determinado departamento da empresa.

Campos “Valor” e “Centro de Custos”

Após preencher os campos, clique em “Adicionar manualmente ao rateio” para adicionar um rateio à lista.

Botão “Adicionar Rateio” em destaque

Para gerar um rateio através de um plano de custo, selecione em “Plano de Custo” a opção desejada, logo após, clique em “Gerar Rateio”. Certifique-se de que o campo “Valor do Título” está preenchido com algum valor maior que 0.

Botão “Utilizar rateio de plano de contas” em destaque

Para alterar um item do rateio, basta clicar no “Lápis” correspondente a linha que contém o item do rateio a ser alterado.

Ícone para alterar em destaque

Após clicar no “Lápis”, os campos já estarão preenchidos com as informações do item do rateio que será alterado. Agora, basta modificar os campos e clicar em “Alterar Rateio” para que seja alterado.

Botão “Alterar Rateio” em destaque

Para excluir um item do rateio, clicar na “Lixeira” correspondente a linha que contém o item do rateio a ser excluído.

Ícone para excluir em destaque

Para limpar a lista de rateio, clique em “Limpar Rateio”.

Botão “Limpar Rateio” em Destaque

Após preencher os campos, clique em “Salvar” para salvar os dados.

Botão “Salvar” em destaque

Para listar as contas a receber, clique em “Pesquisar”. Caso queira filtrar os resultados, basta preencher e selecionar os filtros necessários. Para pesquisar todos, deixe todos os campos em branco, em “Selecione” e clique em “Pesquisar”.

Botão “Pesquisar” em destaque

Para atualizar alguma conta a receber, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no “Lápis” correspondente a linha que contém a conta a receber a ser alterada.

Ícone para alterar em destaque

Após clicar no “Lápis”, os campos já estarão preenchidos com as informações da conta a receber que será alterada. Agora, basta modificar os campos e clicar em “Salvar” para que a conta a receber seja alterada.

Botão “Alterar” em destaque

Para baixar algum registro de uma conta a receber, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no “Papel” correspondente a linha que contém a conta a receber para baixa do registro.

Ícone para dar baixa em destaque

Após clicar no “Papel”, irá aparecer uma notificação confirmando se deseja baixar o título. Caso sim, clique em “Sim” para que seja direcionado à tela para a baixa.

Botão “Sim” em destaque

Após clicar no botão “Sim”, os campos relacionados a “Baixa” aparecerão. Preencha-os.

Campos do “Baixa”

Preencha com o valor que será liquidado.

Campo ‘Valor Liquidado”

Preencha com a data da liquidação e o número do documento do título.

Campos “Data da Liquidação” e “Nº do Documento”

Em “Histórico”, selecione o histórico bancário.

Campo “Histórico”

Selecione a conta corrente.

Campo “Conta Corrente”

Em Observações do Lançamento Bancário, preencha com as considerações, se necessárias, sobre o lançamento.

Campo “Observações do Lançamento Bancário”

Após preencher os campos, clique em “Baixar” para dar baixa na conta a receber.

Botão “Baixar” em destaque

Para cancelar alguma conta a receber, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique na “Lixeira” correspondente a linha que contém o item a ser cancelado.

Ícone para excluir em destaque

Após clicar na “Lixeira”, você deverá confirmar se deseja cancelar. Caso sim, clique em “Sim” para que o título seja excluído.

Botão “Sim” em destaque

Para visualizar alguma conta a receber, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no “Olho” correspondente a linha que contém o item a ser visualizado.

Ícone para visualizar em destaque

Ao lado esquerdo dos itens listados, há um campo para selecionar vários títulos para baixa ao mesmo tempo.

Campo para marcar em destaque

Após marcar os títulos desejados, caso queira fazer uma movimentação bancária para cada título marcado, clique em “Baixa automática” e, na sequência, os campos para a baixa automática aparecerão, da mesma forma, como da baixa individual.

Botão “Baixa automática” em destaque

Após preencher os campos, clique em “Baixa automática” para fazer a baixa automática.

Botão “Baixa automática” em destaque

Após marcar os títulos desejados, caso queira fazer apenas uma movimentação bancária com o valor de todos os títulos marcados, clique em “Baixa em lote” e, logo em seguida, os campos para dar baixa em lote aparecerão iguais aos campos para baixa individual.

Botão “Baixa em lote” em destaque

Após preencher os campos, clique em “Baixa em lote” para fazer a baixa em lote.

Botão “Baixa em lote” em destaque

Os campos marcados com ” * ” são de preenchimento obrigatório.