PrimerBiz – Pedido de Compra

  Compras, Manuais, Pedido, PrimerBiz

Endereço

Pedidos / Compra

Visão Geral

Este capítulo tem como objetivo auxiliar o usuário no cadastro, alteração, exclusão, baixa, impressão e pesquisa dos pedidos de compras.

Essa tela tem como função lançar pedidos de compras.

Procedimentos

Para adicionar um novo pedido de compra, clique no botão “Adicionar”.

Botão “Adicionar” em destaque.

Na seção Pedido, preencha o campo “Data Emissão” e selecione uma opção para os campos: “Condição Pagamento”, “Condição de Despacho”, “Fornecedor” e “Empresa”.

Campos da seção “Pedido”.

Na seção Lançamentos, selecione um produto, informe a quantidade prevista, a data de previsão, o valor do produto e, por fim, clique no botão “Incluir” para incluir um item ao pedido de compra.

Botão “Incluir” em destaque.

Após o processo de inclusão, o item incluso será adicionado a uma tabela para visualização. Se desejar excluir um item do pedido, clique sobre o ícone lixeira no canto direito da linha correspondente ao item que deseja excluir.

Ícone da lixeira (excluir) em destaque.

Após preencher todo o formulário, clique no botão “Salvar’ para concluir e salvar o pedido. Se desejar, clique no botão “Cancelar” e o pedido será descartado.

Botão “Salvar” em destaque.

Para pesquisar um ou mais pedidos de compra, utilize os filtros de busca e clique no botão “Pesquisar”.

Botão “Pesquisar” em destaque.

Para atualizar algum pedido, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no ícone lápis da respectiva linha que contém o pedido a ser alterado.

Ícone do lápis (alterar) em destaque.

Após clicar no ícone lápis, os campos já estarão preenchidos com as informações do pedido que poderá ser alterado. Para alterar, basta modificar os campos necessários e clicar em “Salvar” para que o pedido seja alterado ou, se desejar, clique no botão “Cancelar” para descartar as alterações.

Botão “Salvar” em destaque.

Para dar baixa em algum pedido, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no ícone de baixa correspondente à linha do pedido a ser baixado.

Ícone de baixa em destaque.

Após clicar no botão de “Baixa”, as informações e campos para dar baixa serão exibidos. Nas informações do pedido, selecione se deseja gerar movimentação no estoque. Caso positivo, serão exibidos nas informações dos lançamentos de cada produto os campos para ser feita a movimentação.

Campo “Gerar Movimentação”.

Para dar baixa em um produto, preencha os campos: “Lote”, “Data Fabricação”, “Data Validade” e “Quantidade Entrega”.

Se a opção “Sim” for selecionada no campo “Gerar Movimentação”, selecione também as opções relativas ao estoque onde será dada a entrada do produto em questão.

Caso deseje, é possível cancelar o item do pedido no momento da baixa. Para isto, basta clicar no botão “Cancelar” logo abaixo do item do pedido.

Botão “Cancelar” em destaque.

Após clicar em “Cancelar”, a opção cancelar item deverá ser confirmada para que o item seja cancelado definitivamente.

Botão “Cancelar Item” em destaque.

Após selecionar os produtos que deseja dar baixa, preencha as informações solicitadas nas abas indicadasabaixo.

Aba “Baixa”.

Preencha com o número da nota fiscal do pedido e a data da entrega.

Campos “Nota Fiscal Nº” e “Data da Entrega”.

Em “Encargo Financeiro”, informe a porcentagem a ser aplicada no preço e, em seguida, o valor do frete do respectivo pedido.

Campos “Encargo Financeiro’ e “Valor do Frete”.

Em “Outras Despesas”, preencha com o valor a ser adicionado ao valor da compra.

Campo “Outras Despesas”.

Na aba “Valores”, no campo “Plano de Contas”, selecione a despesa a qual deve ser vinculada.

Campo “Despesas”.

Em seguida, informe o centro de custos onde a baixa deve ser alocada.

Campo “Centro de Custos”.

O valor dos títulos é atualizado cada vez que a quantidade de entrega é preenchida em cada produto selecionado.

Tabela de títulos em destaque.

Após preencher os campos, clique em “Baixar” para dar baixa nos produtos do pedido, ou, se desejar, clique no botão “Cancelar” e o processo de baixa será cancelado.

Botão “Baixar” em destaque.

Para excluir algum pedido, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clicar no ícone lixeira correspondente a linha que contém o pedido a ser excluído.

Ícone da lixeira (excluir) em destaque.

Após clicar no ícone lixeira, clicar em sim para confirmar a exclusão, ou, clicar em “Não” para suspender a exclusão.

Botão “Sim” em destaque.

Para imprimir um pedido, basta clicar em “Pesquisar” e, em seguida, clique no ícone da impressora correspondente à linha que contém o pedido a ser impresso.

Ícone da impressora (imprimir) em destaque.

Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.