PrimerBiz – Permissões

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Usuários / Permissões

Visão Geral

Esse roteiro tem como objetivo auxiliar o usuário na definição, alteração, remoção e pesquisa das permissões dos usuários e respectivos perfis.

As Permissões têm como finalidade principal definir os módulos que podem, ou não, serem acessados, propiciando um efetivo controle sobre o delineamento da restrição e liberação de funções aos usuários e seus respectivos perfis no sistema.

Procedimentos

Para listar as Permissões, selecione no campo “Tipo de permissão”, onde aparecerão as opções para a escolha, Perfil ou Usuário.

Campo Tipo de Permissão em destaque

Se definir por listar o tipo Perfil, perceba que no campo ao lado aparecerá identificado como Perfil para seleção. Veja tela a seguir.

Campo Tipo de Permissão PERFIL em destaque
Exemplo de tela Perfil

O mesmo procede para Tipo de Permissão se definido como Usuário, conforme tela abaixo.

Campo Tipo de Permissão USUÁRIO em destaque
Exemplo de tela Usuário

Após definir os campos, clique em “Listar” e as respectivas permissões serão exibidas.

Campo Listar (Usuário) em destaque
Campo Listar (Perfil) em destaque

Após clicar em Listar, aparecerá a tela abaixo. Nela é possível recolher ou expandir as funções vigentes, bastando clicar no botão do lado esquerdo de cada item apresentado.

Exemplo de tela com visualização das funções definidas para o Perfil selecionado

O sinal de “+” indica que irá exibir mais itens relacionados ao menu clicado e, o sinal de “-“, indica que será recolhida a exibição desses itens expandidos.

Ícones de recolhimento (-) ou extensão (+) de itens em destaque

Após selecionar as permissões desejadas para o perfil/usuário, clique no botão “Gravar”, ao final da tela, lado inferior direito e, assim, salvar as permissões atuais no perfil/usuário escolhido.

Botão Gravar em destaque

Para retirar todas a permissões do perfil/usuário, clique no botão “Limpar permissões”.

Botão Limpar Permissões em destaque

Importante:

Caso um usuário já tenha sido cadastrado dentro de um determinado perfil, ou seja, com suas respectivas permissões definidas anteriormente, pode-se acrescentar, ainda, novas permissões, exclusivamente a ele. Para isso, no campo “Tipo de Permissão”, escolher a opção Usuário e, no campo “Usuário”, clicar na seta para baixo e escolher o usuário em questão. Em seguida, clique em listar.

As permissões serão apresentadas. Agora, selecione as desejadas e, em seguida, clique no botão “Gravar”, lado inferior direito e, assim, salvar as permissões adicionais ao usuário escolhido.

Lembre-se que este usuário terá, além das permissões definidas em seu perfil, outras acrescidas individualmente.